terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tri perdidas: Por que a Irlanda?


Várias pessoas me fizeram essa pergunta, então resolvi responder aqui. Ninguém pergunta “por que tu ta indo para os Estados Unidos?”, mas a curiosidade é compreensível, já que não se fala nem se sabe muito sobre a Irlanda.

Eu sempre sonhei em viajar para o exterior, mas não viajar como turista, mas sim morar fora um tempo, aprender sobre o que é viver em diferentes culturas, trabalhar. Também adoro estudar línguas e ficar de boca aberta olhando para paisagens espetaculares e obras de arte incríveis. Sou professora de inglês, então é esperado que eu fosse fazer isso em algum país de língua inglesa. Tanto é que quero visitar os EUA, ir para a Austrália, Nova Zelândia, Canadá e todos sempre foram possíveis destinos.

No entanto, pra quem tem pouca grana e gosta de coisas descomplicadas, os melhores destinos são Canadá e Irlanda. Os requisitos para o visto de um ano variam muito de país para país, e a Irlanda parecia o mais fácil. Em alguns países, só se pode trabalhar ilegalmente. Em outros, tem que se comprovar ter no mínimo 25 mil reais para comprovar que a pessoa pode se manter no país. No caso do Canadá, além de uma montanha de documentos, você tem que fazer até exame com um médico cadastrado por eles.

Um brasileiro entrando na Irlanda pode ficar por lá por três meses com visto de turista. Para obter o visto de estudante e ficar por um ano com a possibilidade de poder trabalhar, é necessário comprar um curso de, no mínimo, 25 semanas e comprovar que pode se manter por lá apresentando mil euros no momento que requerer o visto de estudante. Tudo isso é feito já na Irlanda, sendo que você tem três meses para pedir o visto de estudante. Obtendo o visto, pode trabalhar 20h durante o curso e 40h depois que o curso terminar. As regras vão mudar um pouco ano que vem, mas por enquanto é isso ae mesmo. Como minha ideia é trabalhar, tudo se encaixou!
  
Apesar disso, fiquei na dúvida até o último minuto, pois a imigração para o Canadá é um plano B para mim. Mas vamos falar sério, Europa!!! Indo para a Irlanda pode-se facilmente viajar para outros países como Escócia, Inglaterra, França, Holanda, Itália, Grécia, etc. e conhecer o Coliseu, os cafés parisienses, os monumentos gregos, o Louvre, os teatros ingleses, o Hyde Park, os castelos, etc!!!

Escrevendo esse post penso que a minha escolha foi muito fria e calculista! Porém, pesquisando mais sobre a Irlanda descobri que é um país verde, com uma história antiga e uma mitologia rica, das quais o povo parece se orgulhar. A ligação dos povos celtas com as árvores me fascinou tanto que inspirou minha última tatuagem!
Assistindo a alguns filmes com as gurias- que a Duda vai poder indicar, já que ela é a expert nos filmes que mostram a Irlanda -  pude perceber que o povo é amigável, musical e supersticioso! E as paisagens também são incríveis! Uma pesquisa rápida no Google e se percebe que há muito para se ver por lá. Montanhas verdes, ruínas de castelos e outras construções medievais, além do que parece ser a vista mais fascinante do país, o penhasco de Moher (Cliffs of Moher) que é o papel de parede do blog.  














Espero que as gurias possam adicionar mais informações sobre a Irlanda, mas acho que os motivos que as levaram a escolher esse destino são muito parecidos com os meus! Bem, de qualquer forma, ao longo de 2011 vamos poder falar mais e melhor sobre a Irlanda e os irlandeses.

Até o próximo post!
Melina.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tri perdidas: contando os dias.

Oi! Sou a terceira tri perdida, Duda! Entro no grupo um pouco atrasada, pois diferente da Ana e da Mel que estavam planejando a viagem desde da metade do ano, eu só comecei a planejar as coisas há uns dois meses e somente ontem (!!!!) acertei tudo com a agência.
Mas pq não comecei planejar antes?? Falta de informação mesmo, não sabia que poderia ser tão fácil ir como estudante e dinheiro tb sempre foi um empecilho. Porém várias situações e 'coincidências' aconteceram nesses dois meses e me levaram a acreditar que esse seria o momento perfeito para essa experiência. Primeiro tenho que confessar que não acredito em coincidências, acredito que as coisas sempre acontecem por um motivo. Então quando conheci dois irlandeses aqui em Porto Alegre (!!) comecei a desconfiar do que "estavam querendo" me dizer (haha). Quando simplesmente do nada surge um dinheiro que eu nem sabia que existia na minha conta (obrigada, PIS!!) tive certeza que era a coisa certa a fazer! Comecei a juntar dinheiro, reduzi gastos e contei com ajuda de parentes (obrigada, tia!!) e consegui juntar todo o dinheiro em 2 meses! Estou completamente realizada e ansiosa! Precisamos sempre estar atentos as oportunidades que se escancaram na nossa frente, e não deixar passar, pois elas não acontecem toda hora.

Slainte! :)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tri perdidas: Oi, eu sou a Ana!

Oi! Eu sou a Ana. Estou em Porto Alegre, cinquenta e três dias para a grande viagem, ainda trabalhando, terminando de pagar o curso e o seguro e guardando grana para garantir aqueles Euros para entrar na Irlanda. Essa viagem é um sonho antigo, "ruminado" por muito tempo. Nesse ano resolvi levar meu sonho a sério e após me formar recebi um baita incentivo da minha amiga e companheira de viagem, Mel, que também tinha esse desejo e me incentivou muito (botou uma leve pressão - mas é só assim que eu funciono mesmo) e enfim estou prestes a realizar esse sonho.
Estou vivendo no mínimo todo esse semestre para poder guardar a grana. Meu namorido (namorado meio marido) me deu uma super ajuda, segurando as despesas da casa, minha mamis me presentiou com a passagem, com isso meus dois amados tornaram a minha viagem possível.
É isso aí! A partir dessa semana estou cumprindo aviso prévio e deixo pra trás meu trabalho. A partir de fevereiro embarco com minhas duas amigas, deixando minha família por aqui, para viver essa aventura. Acho que minha ficha ainda não caiu, pois não estou nem com frio na barriga, mesmo pensando em deixar tudo para trás. Mas... vamos ver como as coisas vão acontecer. Nos próximos posts vamos falar sobre nossas experiências no aeroporto, na imigração, escola, adaptação, diversão... Bjo

domingo, 19 de dezembro de 2010

Tri perdidas: em POA (Melina)

Olá! Começo a escrever ainda em Porto Alegre, cidade que adoro e da qual vou sentir saudades. Com um pouco menos de dois meses para embarcar para Dublin, Irlanda, quase tudo pago, quase tudo pronto e aquele friozinho na barriga. Vou com duas amigas e ex-colegas de trabalho, largando o trabalho, "abandonando" o  conforto do apê novo, o colo do namorado e todas aquelas outras falsas certezas que todos temos na vida.

Estou pagando a viagem sozinha, venho guardando já há algum tempo em uma poupança. Fiz até uma conta em um banco diferente do meu só para não ser tentada a gastar a grana em bobagens - adoro comprar botas e livros! Meu mino (mino= masculino de mina) me ajudou esse ano também, pagando as contas da casa sozinho para que eu pudesse depositar mais pilas (pilas= plural de "pila"; reais, dinheiro) na poupança. Mas ainda falta os mil e duzentos euros para apresentar na imigração, e essa é a grana que estou juntando agora. Estou muito feliz que em relação a dinheiro está tudo dando certo!

Sexta-feira entreguei minha rescisão assinada pelo sindicato na escola de inglês onde trabalho. Dia 22 de dezembro estarei oficialmente desempregada. Ai-que-medo! Pelo menos estou vivendo esse período de insegurança para realizar um sonho antigo!