segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tri perdidas: bizarrices de Dublin (primeira semana)

E ae pessoal!!! Estamos por aqui, procurando emprego, tentando vencer a burocracia para tirar o visto de estudante, fazendo novos amigos, tentando entender os irlandeses, caminhando muuuuuuito! Enfim, vivendo. Em meio a isso tudo, temos percebido várias diferenças entre a nossa cultura e a deles, principalmente as coisas que a gente acha super lógicas ou super duper esdrúxulas. Aqui vai algumas delas.

1. Jogar papel higiênico na privada e dar descarga! Não consigo me sentir bem fazendo isso, especialmente depois de ficar a vida toda vendo cartazes de “não coloque papel na privada”.
2. Os fiscais do ônibus e luas ( tipo o nosso trensurb) ensinando a burlar o sistema pra não pagar a passagem. Aconteceu com a Duda, ela explica depois ;)
3. O trânsito. É difícil atravessar a rua!!! A pista é invertida, assim como o assento do motorista. é a famosa mão inglesa. Pensei que ia ser mais fácil me adaptar a isso : P
Alguns dizem que originalmente era tudo mão inglesa.






4. Brasileiros. São muitos, chatos, mal-educados, barulhentos, sem noção e ainda roubam rodas de bicicleta!!!
5. O tempo. Cada dia é diferente, pelo menos tem sido assim até agora. Nos dois primeiros dias teve sol e frio. No terceiro dia foi muito frio e choveu afu! Na quarta fez frio mas tava ensolarado e na quinta ficou nublado o dia inteiro, mas não tão frio e nem chuvoso como os outros dias. Descrevendo  não parece tão diferente, mas é  bem assim.
6. Camisinha a 3 euros. Sem comentários.
7. O governo paga 200 euros para a família por filho até a criança completar 18 anos. Por isso vemos várias mulheres com vários filhos e crianças por toda a cidade.
8. Knackers. Adolescentes irlandeses desocupados que zoam todo mundo na rua jogando bolas de neve, ovos, agredindo e até roubando sem precisar.
9. Bêbados andando pela rua com crianças pequenas.
10. Campo minado nas calçadas. Apesar de ter placas pedindo que as pessoas catem as fezes dos seus cachorros, aparentemente ninguém faz isso.
11. Comida pronta/ congelada ser mais barata do que comida crua. Fomos comprar uns peitos de frango para fazer em casa e custava o dobro do que um peito temperado empanado e congelado em filés!
12. As minas. Apesar se serem bonitinhas, colocam meio quilo de maquiagem – to falando de mulheres jovens e pré-adolescentes – e usam saia-cinto no frio de rachar! Os meninos acham o máximo, aff.

Falou triperdidas!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tri perdidas: aeroportos

Família e amigos, 

Voamos pela TAM até o aeroporto de Guarulhos em São Paulo e de lá fomos pela KLM até o aeroporto de Schiphol em Amsterdam. Finalmente, voamos para Dublin com a Aer Lingus. O vôo da TAM foi tranqüilo, tirando um momento de turbulência forte. Pequeno fiasco da Ana na caída da turbulência. Comemos um sanduíche sem gosto e chegamos sem problemas no aeroporto.


Fizemos check in de novo, agora na KLM, e encontramos a Duda que já havia chegado lá horas antes. Tentamos comprar um suco natural dentro do aeroporto enquanto esperávamos nosso vôo mas, pasmem, custava 6 reais. Resolvemos tentar o laranja caseira da coca cola mas, pasmem, também era 6 reais. Mel, indignada e morrendo de sede, pagou 3,70 por uma garrafa de água.
Check in feito, água tomada, embarcamos para Amsterdam à noite, sem atrasos. Vimos as aeromoças passarem, altas e com ar europeu.


Durante o vôo fomos atendidas pela mesma aeromoça, mas todas (na verdade “todos”, pois havia um homem entre os comissários) foram muuuuuuuito simpátic@s. O vôo foi muito bom também, teve amêndoas e bebidas antes da janta e nela tivemos a opção de comer “frango com arroz” ou “massa vegetariana”. O frango era com curry e a massa com molho de tomate. A refeição veio com salada e sobremesa.



Depois serviram mais bebidas, café, vinho, chá, suco, refri, acho que até cerveja tinha! Mel e Ana tomaram um chazinho com "creamer", que é tipo um leite em pó mais cremoso que vem numa embalagem igual à de açúcar!


No meio da noite Mel e Ana foram acordadas com um pote de sorvete na cara, Duda permaneceu dormindo. Até o sorvete de creme tinha corantes, então apesar de Duda dormir, durante a distribuição  de sorvetes, ela ganhou o sorvete da Ana – que não come corantes :P -. No café da manhã teve um quiche, frutas, yogurte batavo e um muffin delicioso. Nota 10 para o serviço de bordo da KLM!

O aeroporto de Schiphol é lindo!!!!!! Sem noção! Obras de arte, cafés e lojas muito bonitas. Mas não tiramos fotos com receio de que fosse proibido, tamanho o deslumbramento das jecas de Porto :P
Mas criamos coragem e tiramos uma foto, "de canto", nossa, porque não aguentamos de tanta felicidade!

O vôo da Aer Lingus foi chinelinho, o avião era menor e mais simples e era preciso pagar pelo rango ;)
Mas nós três, podres de cansadas, só queríamos mesmo chegar.


Quando chegamos à Irlanda, os nervos ficaram abalados, pois era o momento de passar na imigração. Se o cara nos achasse com cara de terrorista já nos mandaria de volta na hora! Felizmente ele não fez isso! Para Mel fez duas perguntas e elogiou seu inglês - ela só tinha respondido ‘yes’ e ‘English’. Ficou se achando J -, nenhuma pergunta para Duda e Ana, só carimbaram!

Aliviadas e felicíssimas nos abraçamos e comemoramos a chegada na Irlanda!!!

Cenas do próximo capítulo: Balde de água fria.

XoXoXo

Tri perdidas na Irlanda!!!