sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tri perdidas: Imersão.

Ok. Bora aproveitar o calor insuportável que está em Porto Alegre e a insônia que se faz presente nesses dias antes da viagem pra "entrar em ritmo" de Dublin com uma seleção ótima de filmes! Post suuper esperado. #NOT

Todo mundo sabe que uma das melhores e mais eficientes maneiras de aprender uma segunda língua é através da imersão (what?), que nada mais é que a exposição a tudo e qualquer coisa relacionada ao país ou países da língua alvo. Por isso que as pessoas que querem aprender inglês vão estudar em um país onde a língua é falada. Teoricamente, o aprendizado é pra acontecer mais rápido e mais facilmente. Porém, existem pessoas que moram durante um ano, por exemplo, na Irlanda, e voltam sem ter aprendido muita coisa do idioma e sem fluência. Dublin é cheia de brasileiros, se a pessoa não quiser, ela realmente não precisa falar muito inglês. Pode morar com brasileiros, vai com certeza estudar com brasileiros e falar português o tempo todo. Resumindo a (criatura) pessoa tem que fazer um esforço também néam, e interagir o máximo com os estrangeiros em geral.

Voltando a imersão, se essa pessoa for realmente esforçada, ter uma leve inclinação à obsessão e ter largado o emprego quase dois meses antes de viajar; ela pode tentar fazer essa imersão ainda antes da viagem! Siim! Emissoras de rádio e TV locais, jornais e revistas, blogs, vídeos, músicas, filmes, isso, hoje em dia, está tuudo à disposição de todos na internet! Realmente acho muito válido chegar no país que vai morar por algum tempo, sabendo, por exemplo que tá rolando uma bagunça no governo, digna do nosso Brasil, e que em breve eles terão eleições. Esse tipo de coisa dá pra acompanhar em sites de noticias, e dá pra usar o amigo Google translator pra ajudar. :)

Mas como o tópico é filmes, vamos lá. A maioria foram sugestões da minha amiga Irlandesa.

Once (Apenas uma vez) - Não é a toa que esse filme é o primeiro da lista. Foi lançado em 2006 e se passa em Dublin. Como é relativamente novo é ótimo pra já ir reconhecendo lugares, como por exemplo a famosa Grafton Street. O filme é sobre um músico Irlandês e uma imigrante e pianista Tcheca, que se conhecem por acaso e começam a tocar juntos. Once é maravilhoso, ganhou um Oscar em 2007 de melhor música com Falling Slowly, alias a trilha sonora inteira é ótima. O ator e músico Glen Hansard é super famoso por lá e ele toca também na banda The Frames, outra agradável descoberta.

video


The Commitments (Loucos pela fama) - The commitments, filmado também em Dublin, foi lançado em 1991, então mostra uma Dublin diferente da que é mostrada em Once, sem a famosa Grafton Street, eu pelo menos não vi :) Outra coisa que está bem diferente nesse filme é o ator Glen Hansard, que também faz parte do casting. É outro filme relacionado à música e conta a história de todas aquelas bandas que poderiam ter alcançado a fama se não fossem pelas brigas internas. Tem vários momentos engraçados, assistam é ótimo.


video


Tem ainda aqueles que são mais famosos e que provavelmente todo mundo já viu como PS: Love you e Leap Year (Casa Comigo?) e se não viram ainda, corram! São válidos por que mostram uma Irlanda recente, e além de Dublin.

Que baita seleção de dois filmes hein? Próxima vez tem mais. Tens alguma outra sugestão? Comenta aí.

Slainte! :)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Carteira de Motorista Internacional

Última semana de trabalho, rescisão no sindicato, arruma isso, busca aquilo - tô na função :-P

Bem, hoje fui pedir minha carteira de motora internacional. É bem simples de fazer e achei até num preço bom. Depois de ir ao sindicato, assinar minha demissão, passei em um CFC, com minha carteira de mororista e um comprovante de residência e fiz o pedido. Agora, é só pagar uma guia de 32 reais e em 5 dias úteis ela chega. Que bom neh! O bom é que ela vem em várias línguas, para garantir que não vai haver nenhum problema de entender informações!

E eu comecei a ficar nervosa... quando olhei nosso countdown, aqui do blog, e baixou de 20 dias me deu um "revertério" hauhauhahauhu. Eu sou muito ansiosa e sempre sinto alguma dor física quando tô nervosa.

Estou cheia de coisas para fazer  e pensar que a hora de ir está chegando e eu tenho mil coisas pra resolver, pessoas queridas com quem quero passar esses dias - pessoas que eu não tenho tido tempo de ver. Enfim, isso tudo acabou num torcicolo, no sábado, que me deixou mal o dia todo. Passei o dia no computador, trabalhando, com o pescoço duro! Ficava um pouco no pc, ai meu estômago começava a doer e a rolar um enjoo e eu tinha que parar. Foi aí que eu percebi que o estresse tinha me pegado! UIA!!! :-p

Bom... no domingo meu pescoço relaxou, pude curtir uma formatura de Letras!!! Adoro! :-D
eeeeeeeeeeee... PASSEI NA UFCSPA - BIXO FONO 2011!! - Que bem né! Vou tentar não perder a vaga por causa da viagem. Mas se não der, quando eu voltar faço o ENEM novamente. Fiquei super feliz. E tô mega feliz pelo meu maninho, que passou na UFRGS e vai poupar uma grana - caso tenha que ajudar a mana nazoropa!!!

Ah... Eu também estava no grupo vencedor do Quiz no Shamrock!!!


Era wilson!!! Tô nervosa, tô ansiosa, tô com medo e tô Mega Feliz! :-D

Beijão! -17 dias- UAH!!!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pesadelo

O friozinho na barriga tá aumentando. Na última semana tenho acordado bem cedo de manhã, tipo 5, 6 da manhã, de puro nervosismo. Parece ser mal de família, pois minha mãe diz que isso acontece com meu pai também. É um saco, às vezes quero dormir de novo e descansar, mas dae começo a pensar no que ainda falta resolver... nem tento mais dormir, levanto e já passo um café.

Essa madrugada acordei cedo de novo, depois de um pesadelo. No pesadelo eu estava num carro com um monte de gente que eu não sei bem quem era, pois as pessoas ficavam 'mudando'. Tipo, se no início do sonho era uma amiga, no meio virou minha mãe e tal. Enfim, no sonho eu me distraí com alguma coisa que fez com que eu não somente me atrasasse, como também esquecesse a minha mala em casa! O legal é que eu só percebo isso isso quando to no meio do caminho pro aeroporto, olho pro relógio e é 15h15, sendo que o meu vôo (no sonho) é às 15h!!!

Esse tipo de coisa sempre acontece, acordo antes do relógio quando tenho algo importante no dia seguinte, uma entrevista de emprego, uma prova. Putz, no vestibular foi foda, já tava tri cansada nos últimos dias, com uma soneira....

Odeio essas coisas. Tudo tá tão certo e os inevitáveis problemas que se pode prever  não me preocupam racionalmente. Por que ficar nervosa ou ansiosa? Não faz sentido. Parece um daqueles sentimentos, tipo ciúme ou insegurança, que a gente tem pois não tem um problema de verdade pra ser preocupar. Chato.

O pior é que ainda faltam 18 dias. Espero conseguir dormir um pouco mais antes do vôo
: P

Até o próximo post!
Bjs!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alguns momentos de despedida

Às vezes uma imagem diz tudo. Não é bem esse o caso, já que todas as fotos aqui têm alguma explicação : P
Mas elas quase sempre tornam as coisas mais interessantes, então espero que esse seja o caso ; )

O mino não tinha msn, nem eu, então resolvemos começar a usar para facilitar a comunicação nesse ano.
 
Nessa foto a gente tava testando as câmeras e os microfones do Gulliver (meu netbook) e do Onosendai (o notebook dele).

Passamos dois dias em Canela numa pousada no meio da floresta! Não vimos smurfs, mas brinquei com cogumelos! Hehehe!

Eu e a sequóia gigante.
Meu sonho é ir no parque das sequóias que tem nos Estados Unidos, mas para uma primeira vez o Parque das Sequóias em  Canela já tá de bom tamanho!  É lindo! Verde por todos os lados, recomendo!

Finalmente ganhamos o quiz do Shamrock!!! Pra quem não sabe, Shamrock é um pub irlandês em POA. O host do quiz é irlandês e tudo acontece em inglês.
Ganhamos a Guinness e essa foi a pose da comemoração minha e do mino - à la foto de orkut : }

O mino e o Gui fazendo pose de orkut também.
 Curtindo muito no Laika com o Júnior!

Por hoje é só pessoal  : )
Até o próximo post!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tri perdidas: Frio na barriga.

Essa sensação virou rotina nesses últimos dias antes da viagem e só tende a aumentar. Um turbilhão de sentimentos em segundos. Felicidade, gratidão, nervosismo, ansiedade e claro medo. Medo bobo; de dar tudo errado; de não saber como tudo vai ser; da saudade ser muita... Se tudo der certo, pretendo ficar mais que um ano em Dublin, por isso estou tentando me preparar pra ficar longe de pessoas queridas. Nunca fiquei mais de um mês longe de Porto Alegre, por isso cada encontro com essas pessoas tem sido muito significativo pra mim e ainda faltam pessoas a rever. Falta menos de um mês. Ainda estou nos últimos preparativos pra viagem, organizando documentos, acompanhando todos os dias a cotação do euro, pra fazer a última compra e fazendo uma lista de coisas e roupas que preciso levar (que não vai ser muito, só o necessário). O bom disso tudo é que a gente acaba se dando conta de quanta coisa inútil é guardada pra “se um dia eu precisar” e nunca é usada. Faxina geral nelas.

Estou finalizando o meu próximo post, que será sobre filmes pra “entrar no ritmo” de Dublin e se acostumar com o sotaque, que por sinal eu adoro.

:)