domingo, 3 de abril de 2011

Tri Perdidas: Howth is magic!

Final de semana Mara!
A Mel e eu fomos para Howth, no sábado. De 1 à 3 de abril tem o Festival do Camarão, então aproveitamos para ir até lá conferir, o festival e a cidade!
Aí acima vocês podem ver um mapa da região. Bom, o dia estava simplesmente perfeito, não estava muito frio, o dia ensolarado, céu azul, incrível.
Ao chegarmos lá, procuramos alguma informação sobre o Festival, pois quando perguntei ao motorista, ele disse não ter a mínima ideia de que havia um festival acontecendo. Achamos isso muito bizarro, pois o Festival consta no meu guia, como o motorista do onibus para Howth não tinha nenhuma noção do que estava acontecendo. Bem, pedimos para descer no centro de Howth.
Passamos por alguns cartazes do Festival, mas o tio do bus não deve prestar muita atenção na paisagem. :-P
Caminhamos pelo porto, seguimos na mesma direção de algumas famílias, alguns turistas italianos.
O lugar é cheio de pequenos e grandes restaurantes, com a especialidade, peixe. Notamos algumas pessoas sentadas à beira da água olhando para baixo. Bela surpresa, foquinhas dando as boas vindas aos turistas.
 Ficamos chateadas de ver a sujeira na beira, garrafas e copos de plástico, e elas ali com suas carinhas tristes.
Muito lindas e exibidas, estavam gostando de se mostrar para os turistas, fazendo charme.
Foi muito legal sentar a beira mar, sentir o cheirinho e o barulho da água, vale muito a pena visitar Howth, a paisagem é de tirar o fôlego.
Achamos algumas pessoas dando informações sobre o festival, pegamos um mapa da cidade e um guia de programação. A senhora que nos deu as informação nos recomendou um restaurante para almoçar (carissimo), e sugeriu que fizéssemos uma caminhada pela costa, de duas horas de duração.
Almoçamos em um Pub muito bonitinho, a comida estava ótima.
A Mel comeu um Sea Food Platter:
Chowder: uma sopa de vegetais com frutos do mar. Salmão defumado e um assado. Salada verde e salada de repolho com maionese, que chamam de coleslaw.
Eu, comi Baked Potato com cheese, vegetariana neh :-D:
Veio acompanhada de salada e coleslaw, uma delícia.
A Mel ficou bem feliz de pedir uma coca com limão e gelo, porque normalmente eles trazem coca em temperatura ambiente e nunca tem gelo, as geladeiras não ficam ligadas - deixam as latinhas em um armário.
Saindo do Pub fomos fazer a caminhada, e se a paisagem já era linda, foi aí que ficou de tirar o fôlego.
Começando a subida passamos por um cantinho da praia que fica separado, o lugar me lembrou Floripa, várias vezes. Adoro! :-P
Ah, exceto porque não tem areia na praia, são pedras e pedrinhas. Adorei o som das ondas nas pedras.
Este é o pedaço de praia separado. Tinha alguma atividade para as crianças, crafts ou games, não sei bem, não descemos até a praia para conferir. Quando chegamos na frente do portão de entrada, alguns meninos irlandeses, carregando várias cevas entraram na praia, desceram as escadas fazendo bagunça, nada convidativo. Continuamos a subida para trilha.


 A subida foi ótimas, pois ficamos encantadas com as belezas naturais e com as casas à beira mar/ penhasco.
 Olhem essa, a casa é enorme e a vista, sem comentários. Na beira um muro de pedras, construído com um cuidado e uma beleza que deu uma moldura a paisagem.
 Subindo os morros, as vezes tinha umas escadinhas de pedra, mas novamente, a beleza e a energia do lugar faziam a caminhada valer muito a pena.

 Uma paradinha para descansar e curtir aquele ventinho do mar, o calor do sol. Aproveitei para ligar pra mamãe e dividir a emoção.
 Prontas para continuar...
 Essas flores estavam por toda a borda da montanha, o aroma era delicioso. Se não era um tipo de baunilha, deve ser uma prima próxima.

 Perdemos a programação do Festival, pois fizemos a caminhada de 2 horas em cinco, com paradas para descansar/curtir a paisagem, nos perdermos, perdermos a paciência. :P
Há muitas coisas que não tivemos tempo de ver, ou vimos muito rápido. Ao chegar no final da caminhada, que a guia sugeriu, tinha um Pub, que ela falou que era muito legal para tomarmos uma Pint. Estavamos cansadas  da caminhada e querendo repor água. Não achamos nada de mais no Pub, bem comum, uma mesa de sinuca. A Mel tomou um chá e descemos.
Fomos conhecer o castelo que tem na região. Ele é de propriedade privada, então só é possível olhar de fora. É um castelo pequeno, num lugar muito bonito - normal neh-.

 Próxima foto:  The Vintage Radio Museum. Fomos até a entrada, mas estava fechado. A fachada é bem feia, velha, parece um lugar abandonado. Não sabemos se está funcionando, pois era quase cinco horas da tarde, tinha dois guardas conversando no pátio, e eles disseram não saber do horário de funcionamento. Tinha uma placa na entrada, sem muitas informações.

Em um Pub, aguardamos o encerramento do dia, um show de fogos.



O show de fogos foi modesto, mas bonito, encerrando o dia cheio das maravilhas de Howth. O passeio valeu muito pelo lugar, que é lindo, mas o festival mostrou, mais uma vez, que os Irlandeses não são muito descolados para festividades, Poderia ter sido melhor organizado, ter tido mais propaganda, mas talvez nós é que não estamos acostumadas com o ritmo deles. É que não parecia que estava acontecendo um Festival. Pela manhã tinha algumas pessoas circulando, como um dia comum de turismo. A tarde teve uma feirinha de comida, com receitas de camarão, mas nós duas fomos caminhar. E... estava ótimo.


É isso aí. Howth IS Magic, indeed! É mesmo, mesmo mágico, para quem gosta de apreciar lindas paisagens.
Continuamos tentando entender os Irlandeses!


Falou TRI Perdidas! - se perderam bem dessa vez - :-P

Nenhum comentário:

Postar um comentário