sexta-feira, 27 de maio de 2011

Triperdidas: Galway


Triperdidas: Galway

Olá!Depois de um tempo ser postar, ae vai!
Finalmente conhecemos o papel de parede do blog!!! Pegamos uma excursão da Leinster College, que é outra escola de inglês para estrangeiros aqui de Dublin, e fomos. Pagamos 20 euros pela excursão de um dia, saindo de Dublin às 7h da matina e voltando às 21h. A programação foi divulgada no facebook e sexta dei uma pesquisada pra saber um pouco mais sobre o que veríamos no sábado, já que os irish não gostam muito de colocar explicações ou guias... enfim, acabei me animando mais ainda! Expectativas altas, lanchinho na bolsa, lá fomos eu e a Ana encontrar o pessoal na frente da Leinster, que fica aqui perto de casa. O motora era gente fina, apesar de estar mal humorado no início da viagem – parece que o pessoal tinha combinado com a empresa dele que o ônibus sairia às 6h30 e saiu às 7h. Em cada parada ele dava explicações sobre o lugar e fazia aquelas piadinhas de excursão. Nossa primeira parada foi o Dunguaire Castle, que é um
castelo do século 16 construído pelo clã O’Hynes. Acredita-se que esse castelo foi construído no mesmo terreno onde existia o palácio do rei Connaght, do século 6. Louco, né? Como não pudemos entrar e o castelo de perto não é tão bonito quanto de longe não fiquei muito emocionada, mas fiz meu pedido no portão, como o motora tinha orientado, não sobre amor nem sobre dinheiro ; ) Ao redor do castelo tinha um lamaçal, como se um lago tivesse secado recentemente. Á noite quando estávamos voltando estava cheio de água! Muito tri!



Nossa segunda parada foi em Kilfenora, onde vimos uma catedral com algumas High Crosses, que são essas cruzes celtas gigantes. Como parte da catedral está em ruínas, foi construído uma estrutura de metal com teto de vidro para proteger algumas das cruzes. Bem legal! Kilfenora tem 360 habitantes, e pelas leis irlandesas é considerada uma cidade, pois tem uma catedral! Coisa de irish.


Nossa terceira parada foi na Poulnabrone Dolmen, ou Túmulo Portal. Restos mortais de 33 pessoas entre mulheres, homens e crianças foram encontrados abaixo dessa construção de pedra. Acredita-se que era usada também para rituais. A paisagem que um dia foi o fundo do mar é impressionante! As pedras que formam o chão são constituídas de fósseis de corais, plantas e animais. É lindo demais! 
E a gente ainda teve que ouvir uma otária dizendo “é só um monte de pedra”...



Ah, pois é, tinha um pessoal que ficava fazendo uns comentários abobados, chamando o motorista de filho da puta em português só pq ele não entende. Nem nos preocupamos em nos misturar, o que é uma pena, estávamos animadas com a possibilidade de fazer amigos.
Nossa próxima parada foi para o almoço, em Doolin. Adorei esse nome! E o lugar, adivinhem, maravilhoso!
Como todas as paisagens por aqui, verde, pacífica, com vista para o mar e penhascos. A cidade em si é descentralizada, na verdade nem parece uma cidade! Parece só algumas casas e comércio ao longo de uma
estrada. Almoçamos na frente de um pub no solzinho, com vista para um morro, uma delícia! Tomei um chazinho no pub e fiquei babando olhando para os pratos das pessoas que estavam comendo um cozido irish, feito com guinness. Parecia muito bom! Mas na chinelagem, tive que comer meu sanduíche feito em casa. Doolin é uma cidade muita simpática! Dizem que a cena musical de lá é ótima e que vários músicos passam temporadas lá pra se inspirar e tal. Quero voltar com mais calma também!



 

Quando chegamos nos Cliffs of Moher fiquei de boca aberta; uma paisagem incrível! O penhasco se estende
por 8 km, bem maior do que eu esperava! E bem mais alto também! Pensei que o caminho até lá e as instalações fossem precárias. Ignorância minha! O cartão postal da Irlanda não poderia estar tão largado assim, e, felizmente, não está. Além de um centro para os visitantes, uma exibição com fotos e explicações sobre o penhasco, estacionamento, escadarias, lojas de souvenir, restaurante e banheiros também estão disponíveis para os visitantes. Também há vários músicos pelo caminho, tocando harpa, violino e flauta, o que dá um clima todo especial para o passeio.

Mas o que interessa mesmo é o penhasco, e ele é espetacular! Poderia ficar sentada olhando para lá o dia inteiro! 
De preferência tomando um chimas ; )
Na volta, passamos pelo o que eles chamam de “mini Cliffs of Moher”. Muito bonito também, uma paisagem de pedras e mar. Quero voltar nos dois lugares!


No meio do caminho da volta, o pessoal reclamou que Galway City estava incluída na tour e então o motorista fez a volta e ficamos uma hora no centro de Galway. Não deu tempo de fazer nada, não conseguimos um mapa decente, não sabíamos o que tinha pra fazer lá e estávamos preocupadas com a volta. Ah, e cansadas!
No fim das contas foi um passeio super legal que valeu muito a pena. Pagamos 20 euros, vimos vários lugares que são distantes um do outro e não tivemos que nos preocupar com nada. Ah, sem contar que foram as paisagens mais lindas que eu já vi! O plano agora é alugar um carro pra visitar alguns deles de novo. Tomara que a gente consiga.
Falou triperdidas!Melina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário