terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tri perdidas: Por que a Irlanda?


Várias pessoas me fizeram essa pergunta, então resolvi responder aqui. Ninguém pergunta “por que tu ta indo para os Estados Unidos?”, mas a curiosidade é compreensível, já que não se fala nem se sabe muito sobre a Irlanda.

Eu sempre sonhei em viajar para o exterior, mas não viajar como turista, mas sim morar fora um tempo, aprender sobre o que é viver em diferentes culturas, trabalhar. Também adoro estudar línguas e ficar de boca aberta olhando para paisagens espetaculares e obras de arte incríveis. Sou professora de inglês, então é esperado que eu fosse fazer isso em algum país de língua inglesa. Tanto é que quero visitar os EUA, ir para a Austrália, Nova Zelândia, Canadá e todos sempre foram possíveis destinos.

No entanto, pra quem tem pouca grana e gosta de coisas descomplicadas, os melhores destinos são Canadá e Irlanda. Os requisitos para o visto de um ano variam muito de país para país, e a Irlanda parecia o mais fácil. Em alguns países, só se pode trabalhar ilegalmente. Em outros, tem que se comprovar ter no mínimo 25 mil reais para comprovar que a pessoa pode se manter no país. No caso do Canadá, além de uma montanha de documentos, você tem que fazer até exame com um médico cadastrado por eles.

Um brasileiro entrando na Irlanda pode ficar por lá por três meses com visto de turista. Para obter o visto de estudante e ficar por um ano com a possibilidade de poder trabalhar, é necessário comprar um curso de, no mínimo, 25 semanas e comprovar que pode se manter por lá apresentando mil euros no momento que requerer o visto de estudante. Tudo isso é feito já na Irlanda, sendo que você tem três meses para pedir o visto de estudante. Obtendo o visto, pode trabalhar 20h durante o curso e 40h depois que o curso terminar. As regras vão mudar um pouco ano que vem, mas por enquanto é isso ae mesmo. Como minha ideia é trabalhar, tudo se encaixou!
  
Apesar disso, fiquei na dúvida até o último minuto, pois a imigração para o Canadá é um plano B para mim. Mas vamos falar sério, Europa!!! Indo para a Irlanda pode-se facilmente viajar para outros países como Escócia, Inglaterra, França, Holanda, Itália, Grécia, etc. e conhecer o Coliseu, os cafés parisienses, os monumentos gregos, o Louvre, os teatros ingleses, o Hyde Park, os castelos, etc!!!

Escrevendo esse post penso que a minha escolha foi muito fria e calculista! Porém, pesquisando mais sobre a Irlanda descobri que é um país verde, com uma história antiga e uma mitologia rica, das quais o povo parece se orgulhar. A ligação dos povos celtas com as árvores me fascinou tanto que inspirou minha última tatuagem!
Assistindo a alguns filmes com as gurias- que a Duda vai poder indicar, já que ela é a expert nos filmes que mostram a Irlanda -  pude perceber que o povo é amigável, musical e supersticioso! E as paisagens também são incríveis! Uma pesquisa rápida no Google e se percebe que há muito para se ver por lá. Montanhas verdes, ruínas de castelos e outras construções medievais, além do que parece ser a vista mais fascinante do país, o penhasco de Moher (Cliffs of Moher) que é o papel de parede do blog.  














Espero que as gurias possam adicionar mais informações sobre a Irlanda, mas acho que os motivos que as levaram a escolher esse destino são muito parecidos com os meus! Bem, de qualquer forma, ao longo de 2011 vamos poder falar mais e melhor sobre a Irlanda e os irlandeses.

Até o próximo post!
Melina.

5 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhh mais vontade de estar lá loooogooo!!!! quarenta e cinco diaaaaaaaaaaaaaaas!

    ResponderExcluir
  2. AHHH! amei o trip countdown! ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Good luck girls. I'm sure it will be best year in your life. Enjoy and keep on touch. We'll see you there in May.

    ResponderExcluir
  4. Oi Melina!

    A Irlanda é um dos países que eu amaria conhecer. Adam é parte irlandês tb... rsrs. Tu já viu o filme Leap Year com a Amy Adams (sorry, não sei o nome que deram no Brasil)? É todo filmando e passado na Irlanda e é lindo demais! Paisagens de se cair a boca!

    Te perdoo por não ter escolhido os EUA... não te culpo de querer ir para um país tão lindo e com menos burocracia com vistos... hahahaha. Quem sabe da próxima vez tu vem me visitar.

    Beijão e boa sorte!
    Raquel

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog gurias!
    Já virei habitué..ehehe
    beijinhos
    Vanessa

    ResponderExcluir