domingo, 10 de abril de 2011

Triperdidas: em Bray

Fim de semana, vamos para a praia! É isso ae, depois de nos maravilhar na praia de Howth resolvemos conhecer mais o litoral de County Dublin. Decidimos ir para Bray, no sul, pois várias pessoas falaram super bem de lá. Bray fica a uns 40 minutos de Dublin (centro) de dart. Resolvemos que dessa vez iríamos levar almoço e lanche para não gastar lá, então fiz um sanduíche de queijo com tomate e levei uma maça, que não comi. Claro que acabamos tomando um sorvetinho por lá, afinal, estávamos na praia! 
A ideia é aproveitar que podemos conhecer vários lugares pagando menos de cinco euros ida e volta de dart. Convidamos a Letícia, que acabou de chegar do RS, pra ir com a gente. Nos encontramos no Liffey, metade do caminho para todas nós, e fomos felizes pegar o dart. No caminho, vimos vários campos de golf, que parece ser um esporte forte por aqui, além de rugby. Porém, ficamos interessadas mesmo nas paisagens com morros e praias de águas verdes que foram surgindo por entre os muros de pedra. Tão rápido que nem deu pra tirar foto.

Chegando lá fomos direto pra praia, o que não foi difícil, pois o dart fica a uma quadra da orla. Bray é uma cidade que se desenvolveu na ocasião da segunda guerra mundial, pois abrigou várias pessoas abastadas que fugiam das zonas de conflito. O que não significa muita coisa por aqui, afinal de contas, Bray funcionava como um resort, ou seja, a região era usada como um lugar recluso, de paz no meio da natureza. O maior desenvolvimento que teve foi ter casas grandes e jardins bem cuidados. Hoje em dia, as casas são antigas, principalmente as da orla. Ao invés de areia, a praia tem pedras, de várias cores, tamanhos e estampas! Ficamos encantadas com a variedade, é realmente muito diferente e bonito. As pedras foram colocadas lá há uns 200 anos para evitar que a água dominasse a praia e invadisse a cidade. Boa ideia!




Mas Bray não é só praia e pedra, também tem vários morros lindos com trilhas de tirar o fôlego ; ) minha colega de trabalho falou que a caminhada até a cruz no alto  do morro era legal e resolvemos tentar essa trilha. O topo do morro parecia ser maior que os de Howth, mas chegamos lá em cima super rápido. A trilha foi mais no meio das árvores e das pedras do que em Howth, onde seguimos pela beirada do morro, com vista para o mar. Dessa vez seguimos pelo meio, mais verticalmente. Uma tiazinha com uns cachorros animados que nos assustaram no pé do morro nos deu algumas dicas sobre as trilhas, perguntou o que queríamos ver e nos indicou a trilha mais adequada. Simpaticíssima como todo Irish!






A trilha foi linda! E a vista do topo sem comentários! Bem mais legal do que a vista do topo (summit) de Howth. A cruz eu achei sem graça : P Na descida resolvemos passar por umas ruínas que vimos ao pé do morro. Fomos lá, tiramos umas fotos e a Ana viu um casal transando na grama do lado do monumento!!! Plum, plum, plum! Me caíram os butiá do bolso! Como assim!?! Nem chegamos na Holanda ainda e já ta essa putaria!?! A luz do dia! Demos risada, viramos as costas e seguimos nosso caminho, com mais essa história pra passar adiante.


Além do pessoalzinho no mato, várias pessoas fazendo trilhas, famílias, casais, idosos, todo mundo equipado pra caminhada, com seus cachorros adestrados e serelepes. Hoje tinha até um vovô com um bando de netinhas pululantes – eram umas três ou quatro. Fiquei com pena do velhinho só de olhar, que pique pra agüentar aquelas meninas! Também nunca vi tanta criança com menos de cinco anos no mesmo lugar! Era um “óó´”, “que amor”, a cada dois minutos! Como dizem os paulistas por aqui, “você desacredita”!

Só fiquei um pouco frustrada pois não consegui achar um serviço de atendimento ao turista para nos dar mais informações sobre o que fazer por lá, ou pelo menos um mapa. Tentei perguntar para os locais sobre os lugares que vi na internet, mas eles são uns tapados mesmo, não conhecem as próprias atrações! Pergunta sobre um pub do outro lado da cidade pra ti ver como eles vão saber!
Entre outras coisas eu queria muito ver as árvores fossilizadas que, de acordo com o Google, ficam na beira da praia. Perguntei e o carinha do quiosque nem sabia do que eu tava falando. Saco! E nem mapa eu tinha na mão! Tive que deixar para a próxima, pois as meninas já estavam super cansadas também. Pelo menos é um passeio barato, que posso fazer outra vez.

Mesmo assim, esse foi mais um findi de sol e calor na praia : ) mais uma trilha linda e paisagens inesquecíveis!
Em breve vídeos ; )

Falou triperdidas!

Mel.

2 comentários:

  1. Que lugar lindo esse hein Mel!Até da pra entender porque o pessoal do matinho ficou animado.. hehe

    ResponderExcluir
  2. Que lugar fantástico! maravilhoso mesmo! bjos

    ResponderExcluir