sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tri perdidas: Imersão.

Ok. Bora aproveitar o calor insuportável que está em Porto Alegre e a insônia que se faz presente nesses dias antes da viagem pra "entrar em ritmo" de Dublin com uma seleção ótima de filmes! Post suuper esperado. #NOT

Todo mundo sabe que uma das melhores e mais eficientes maneiras de aprender uma segunda língua é através da imersão (what?), que nada mais é que a exposição a tudo e qualquer coisa relacionada ao país ou países da língua alvo. Por isso que as pessoas que querem aprender inglês vão estudar em um país onde a língua é falada. Teoricamente, o aprendizado é pra acontecer mais rápido e mais facilmente. Porém, existem pessoas que moram durante um ano, por exemplo, na Irlanda, e voltam sem ter aprendido muita coisa do idioma e sem fluência. Dublin é cheia de brasileiros, se a pessoa não quiser, ela realmente não precisa falar muito inglês. Pode morar com brasileiros, vai com certeza estudar com brasileiros e falar português o tempo todo. Resumindo a (criatura) pessoa tem que fazer um esforço também néam, e interagir o máximo com os estrangeiros em geral.

Voltando a imersão, se essa pessoa for realmente esforçada, ter uma leve inclinação à obsessão e ter largado o emprego quase dois meses antes de viajar; ela pode tentar fazer essa imersão ainda antes da viagem! Siim! Emissoras de rádio e TV locais, jornais e revistas, blogs, vídeos, músicas, filmes, isso, hoje em dia, está tuudo à disposição de todos na internet! Realmente acho muito válido chegar no país que vai morar por algum tempo, sabendo, por exemplo que tá rolando uma bagunça no governo, digna do nosso Brasil, e que em breve eles terão eleições. Esse tipo de coisa dá pra acompanhar em sites de noticias, e dá pra usar o amigo Google translator pra ajudar. :)

Mas como o tópico é filmes, vamos lá. A maioria foram sugestões da minha amiga Irlandesa.

Once (Apenas uma vez) - Não é a toa que esse filme é o primeiro da lista. Foi lançado em 2006 e se passa em Dublin. Como é relativamente novo é ótimo pra já ir reconhecendo lugares, como por exemplo a famosa Grafton Street. O filme é sobre um músico Irlandês e uma imigrante e pianista Tcheca, que se conhecem por acaso e começam a tocar juntos. Once é maravilhoso, ganhou um Oscar em 2007 de melhor música com Falling Slowly, alias a trilha sonora inteira é ótima. O ator e músico Glen Hansard é super famoso por lá e ele toca também na banda The Frames, outra agradável descoberta.



The Commitments (Loucos pela fama) - The commitments, filmado também em Dublin, foi lançado em 1991, então mostra uma Dublin diferente da que é mostrada em Once, sem a famosa Grafton Street, eu pelo menos não vi :) Outra coisa que está bem diferente nesse filme é o ator Glen Hansard, que também faz parte do casting. É outro filme relacionado à música e conta a história de todas aquelas bandas que poderiam ter alcançado a fama se não fossem pelas brigas internas. Tem vários momentos engraçados, assistam é ótimo.




Tem ainda aqueles que são mais famosos e que provavelmente todo mundo já viu como PS: Love you e Leap Year (Casa Comigo?) e se não viram ainda, corram! São válidos por que mostram uma Irlanda recente, e além de Dublin.

Que baita seleção de dois filmes hein? Próxima vez tem mais. Tens alguma outra sugestão? Comenta aí.

Slainte! :)

4 comentários:

  1. adorei!!! acho q vou pegar o p.s. essa semana, nunca vi!
    bjk!

    ResponderExcluir
  2. bahh mel! pega mesmo! não sei tu, mas eu chorei o filme inteiro..haha isso não diz muita coisa tb pq eu sou meio chorona! hehe mas mesmo assim se prepara..

    ResponderExcluir
  3. acabei pegando o Ondine pra ver com o mino. a fotografia é linda e a lenda se encaixa na paisagem e no jeito de ser do povo irlandês. muito legal!!! recomendo a meninos e meninas!
    e tb tem o colin farrell pra quem gosta...
    bj!

    ResponderExcluir
  4. Paula, um grande beijo. Estamos aqui torcendo pelo teu sucesso. Felicida guria. Nos deixe a par das novidades. Kaki, Tio Caloca e Álvaro.

    ResponderExcluir