Dia de São Patrício
São Patrício é o padroeiro da Irlanda. O dia de São Patrício é celebrado no dia 17 de março por irlandeses em todo o mundo. O santo foi muito importante para os irlandeses por ter disseminado a religião católica, principalmente na região conhecida hoje por República da Irlanda. É importante lembrar que a separação da República da Irlanda da Irlanda do Norte em dois países se deu basicamente por uma diferença religiosa, já que a Irlanda do Norte é majoritariamente protestante.
Diz a lenda, que S. Patrício expulsou as cobras da Irlanda como prova de sua fé e da força da fé cristã. E é fato que não existem cobras aqui. Além disso, S. Patrício era uma figura carismática que ajudava os necessitados. Costumava explicar a divina trindade (pai, filho e espírito santo) para os pagãos usando um trevo de três folhas, que em inglês chama-se shamrock. Ele batizou os primeiros pagãos e os converteu num poço onde hoje é a Catedral de São Patrício (Saint Patrick’s Cathedral).
Então no dia 17 de março os irlandeses celebram essa data sendo bem nacionalistas; vestem verde, que é a cor oficial da Irlanda, usam um trevo de três folhas na roupa, tocam e dançam músicas tradicionais e assistem o desfile. A única parte que não entendo é o porquê de se embebedarem tanto.
Hoje em dia, por causa da quantidade de turistas europeus e não europeus que visitam o país para participar da festa, as comemorações duram do dia 16 ao dia 20 de março, há diversas atividades acontecendo pela cidade e o desfile é bem maior e mais elaborado do que era originalmente.
Vimos alguns desses eventos, o desfile, os shows de música na rua, artistas performáticos de rua, funfairs (que é tipo um parque de diversão) e um show de dança tradicional irlandesa chamado Céíli. Nesse show um professor de dança explica os passos enquanto os dançarinos demonstram e o público dança junto! Muito bom! Várias pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos dançam juntos no meio da rua. Uma vibe muito boa! Adoramos! Só não tive coragem de dançar :P
Na região do Temple Bar, região famosa pelos pubs, estava cheia de gente, todo mundo bebendo apesar de ser proibido beber na rua aqui. Mais o que mais chamou a nossa atenção foi um grupo de brasileiros que além de estarem tocando e dançando um axé no meio da rua, ainda ergueram a bandeira brasileira e gritaram em coro “Brasil, Brasil!”. Um tanto inapropriado já que essa é uma data super nacionalista para os irlandeses. Mas eles estavam curtindo e dançando, então acho que ta tudo bem. Até nos disseram que tinha umas irlandesas rondando o pessoal, pois acham os brasileiros “facinhos”.
Esperando o desfile:
Esperando o desfile:
Nenhum comentário:
Postar um comentário