quarta-feira, 2 de março de 2011

triperdidas: no final de semana e segunda-feira

Fomos no Phoenix Park no dia seguinte com os mineiros, mas infelizmente não vimos veados Procuramos, mas não achamos. O dia estava de sol, mas um frio de rachar! O passeio foi lindo, muitas árvores e verde por tudo! Vimos um antigo forte, o Magazine Fort, muito velho e quase se desmanchando, literalmente. Além disso, também vimos a casa da presidenta e pegadas de veados. O parque é gigante! Acho que mais umas duas ou três tarde pra ver tudo. Não é pra menos que é o maior parque urbano da Europa.

No domingo fizemos faxina em casa, a Thayse e o Márcio pegaram a sala e a escada, a Duda o banheiro e eu e a Ana pegamos a cozinha. Faxinão pesado! A casa não estava muito suja, mas é nojento chegar num lugar estranho sem nem passar um desinfetantezinho...

Segunda-feira era o dia de passar na escola para pegar a carta do seguro, no banco pegar o extrato dos mil euros e com esses documentos mais o passaporte, ir no GNIB (GARDA NATIONAL IMMIGRATION BUREAU) fazer o nosso registro e pegar o visto para ficar um ano. O agente da imigração tem plenos poderes pra decidir sobre a tua estadia. Nessa hora bate o nervosismo, pq eles podem te dar menos tempo, ou te negar. Ai, ai, ai!
Depois de tomar um chá de cadeira na escola – pra variar – pegamos a nossa carta do seguro. Até o ano passado, vários seguros eram aceitos, mas agora somente o governamental. Algumas pessoas até tiveram sorte e tiveram o seu seguro GTA aceito, mas foram exceções, pelo que nos contaram. Enfim, o nosso é o governamental.
O seguro governamental não é, na verdade, um seguro como usamos no Brasil. Ele é como se fosse uma taxa que o imigrante paga ao governo para poder usar o sistema público de saúde que, dizem, é pior que no Brasil (ou seja, uma merda!). Paga-se 150 euros por isso. Acho justo, tirando a parte de ser um atendimento muito ruim. Só espero que nenhuma de nós precise usar...

Bem, eu adoro ir ao banco aqui. Tu fica dois minutos na fila, a pessoa te atende com um sorriso, te explica tudo o que está fazendo e o porquê disso e daquilo. Dá vontade de voltar com um chocolate! Amei! Sem falar no prédio do banco, um daqueles edifícios antigos, feito de pedra e com muitos detalhes nas paredes e no teto. Já na entrada tem uma lareira tão grande que acho que cabe uma pessoa ali! Enfim, pegamos o “Certificate of Balance” que é tipo um extrato, mas não exatamente. Parece que o extrato mesmo demora mais tempo, vai pra tua casa e só pode ser retirado depois da pessoa ter feito pelo menos quatro movimentações na conta. O “certificate” é um papel assinado e carimbado dizendo quanto dinheiro tem na tua conta.

Com a papelada em mãos fomos no GNIB, que fica super perto de tudo – como tudo por aqui. Chegamos lá pelas 11h30 e saímos lá pelas 14h e pouco. Metade do tempo que nos disseram que íamos esperar. Primeiro entramos numa fila sem ter certeza de que era a fila certa; não tinha ninguém pra dar informações e as plaquinhas não eram muito claras. Minha mão já suava. Ficamos nessa fila por uns 15 minutos, eu acho. Quando chegou na nossa vez, o atendente só conferiu que tínhamos os documentos e nos deu as senhas. Mais uma espera pela frente. Esperamos uma hora e meia, mais ou menos. A mina que me atendeu não me disse nem oi! Entreguei a documentação e a única coisa que ela me perguntou foi o nome da escola. Paguei a taxa de 150 euros com débito do VTM e então ela ficou com o meu passaporte e disse que era pra esperar ser chamada pelo nome. Mais uma espera... depois de alguns minutos eles chamaram a Ana, depois me chamaram. Eles chamam assim “Lima, Brazil, Melina Schiavon” com um sotaque fortíssimo! Muito legal! Teve um Diego Pereira que tava dormindo nas cadeiras!
Fui lá, me entregaram o passaporte carimbado com a permissão de trabalho e o cartão de registro. Assim que tivermos internet em casa coloco as fotos. Agora é só FREAK OUT!

Falou triperdidas!
Melina.

2 comentários:

  1. To amando muito ler os relatos de vocês. Boa sorte e continuem contando tudo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc está conseguindo se virar bem por aí, vou mostrar para a mãe como ela acessa para ler o blog, ela ficará muito contente em ler as histórias e saber que vc está bem. Boa sorte e te cuida guria! bjos

    ResponderExcluir