segunda-feira, 7 de março de 2011

triperdidas: trabalho

E ae pessoal! Estamos ainda procurando emprego, a não ser pela Duda, que já arranjou dois! Um trabalhando nos findis no Aviva Stadium, que é o estádio de rugby deles, e o outro durante a semana na Airtricity, que é uma empresa fornecedora de energia elétrica e de gás.

Bem, eu e a Ana estamos enviando muitos currículos pela internet e também largamos currículos em lojas, restaurantes, cafés e pubs. Eu gostaria de pegar um café, mas restaurante e pub parece ser legal também.  
Entro nos lugares, pergunto quem é o responsável pelas contratações, pergunto se tem alguma vaga e se posso largar meu currículo. Na maior parte das vezes eles oferecem para pegar o currículo, pedem desculpas por não ter vaga, são muito simpáticos. Mas na verdade eles só vão começar a contratar mesmo daqui a umas duas semanas, quando for St. Patrick’s Day e a cidade estiver cheia de turistas. Parece que as comemorações duram do dia 16 até o dia 20, sendo que o feriado é dia 17 de março. As lojas já estão preparadas e já se vê cartazes anunciando a festa. Acho que vai ser do caralho!

A Ana virou consultora Avon! Mas depois ela fala mais sobre essa experiência!

Enfim, estamos aguardando as ligações dos empregadores. Quinta, dia 03, me ligaram de um lugar em que o cara foi meio ríspido e disse que queria alguém com experiência em bares irlandeses. Eu falei que aprendia rápido, aquele xalalá. Ele retrucou dizendo que tem um jeito diferente de servir cerveja irlandesa, etc. No fim ele disse que ia ver duas pessoas e dependendo de como eles fossem ele me ligava. Na quinta ele ligou e pediu que eu fosse lá as 18h para fazermos um teste. Eu ficaria de garçonete por umas duas horas pra ver qualé que era. Fiquei bem animada, me vesti toda de preto como ele me instruiu e fui. Chegando lá uma garçonete mais velha me passou as instruções, o avental e fiquei sob a orientação dela. Conheci o cozinheiro, Yuri, da Europa oriental, o kitchen Porter, de algum país minúsculo do oceano índico e o bar man, irlandês muito simpático. Só o dono tinha uma cara amarrada. Enfim, fiz tudo o que me mandaram, pensei que me embananaria bastante no irlandês, mas entendi 99% de tudo o que eles me disseram! Hooray!

Os clientes foram uns queridos, simpáticos, generosos! Ganhei várias gorjetas! Tinha uma mesa com três tias que pediram umas seis vezes, três vodkas, uma coca diet e uma sevenup. Depois da quarta rodada tive que dizer, “vcs realmente gostam de vodka!” um segundo depois me liguei da minha insolência, mas elas riram e disseram que sim. Muito queridas e generosas, amei!

Aqui na Irlanda quando vc vai num pub beber, tu tens que pagar a bebida no momento em que a recebe. Justo. Só se vc for comer alguma coisa é que não tem problema pagar depois. Nessa hora o pessoal se perde um pouco, pois acabam dando várias gorjetas ao longo da noite, pra sorte das garçonetes!

Contabilidade da noite: três horas e meia andando de um lado pro outro, seis euros e cinqüenta centavos de gorjetas – fora as que a outra garçonete roubou de mim – e a experiência de ser garçonete na Irlanda: não tem preço!

Acho que não consegui o emprego, pois hj é segunda e ele não ligou L pelo menos vou estar mais preparada para as próximas oportunidades!

Falou triperdidas!
Melina.

2 comentários:

  1. Ae legal. Intercâmbio é pra viver experiências diversas e vcs pelo jeito estão no caminho exato.

    ResponderExcluir
  2. Melina, vocês estão indo muito bem,continue assim tentando e pensamento positivo que o trampo vai pintar.....boa sorte,bjus

    Cristina Duarte

    ResponderExcluir